sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Marketing Digital


Marketing Digital são acções de comunicação que as empresa podem utilizar por meio da Internet e do telemóvel, para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a seu relacionamento.


Para Guedes o Marketing Digital são “ferramentas específicas, para promover a distribuição e/ou comunicação, além de tornar mais fácil a realização de um marketing individual e a disponibilização quase que instantânea de informações actualizadas e adicionais sobre produtos e serviços, reduzindo custos.”

Marketing Digital é a forma de promoção e serviços que utiliza as vias digitais como canal de distribuição. Ainda que o Marketing Digital se distribua principalmente pela Internet, ele pode incluir vias de distribuição que não dependam da Internet. Ele também pode usar outras formas de alcance como telemóvel, SMS/MMS, Outdoor Digital.

As tendências de marketing estão a mudar rapidamente com advento de comunicação da Web, kis,edes sociais,Blogs, e promovem novas interacções dos cibernautas no ciberespaço.

Segundo FIGUEIREDO (1996) é numa perspectiva de direccionar as actividades, produtos e serviços às características e necessidades individuais de cada usuário, que o marketing digital se apresenta, com o intuito de acompanhar e entender com precisão os hábitos dos usuários, adaptando as tecnologias às necessidades previamente identificadas.

Para MERINO (2007) o Marketing Digital pode ser realizado por qualquer empresa, independente do seu porte, mas que se disponha a investir no relacionamento com os seus clientes, ouvindo e entendendo as suas necessidades.

As duas formas mais populares de Marketing Digital são: "pull" e "push", onde na forma "pull", que seria a forma solicitada de marketing digital, o usuário procura e solicita o conteúdo, sejam sites/blogs ou qualquer media on-line, através dos mecanismos de procura ou simplesmente acendendo ao conteúdo directamente através de um link ou url.
Na "push", a forma oferecida, a tecnologia envolve o criador da mensagem e o usuário. Seja por e-mail, sms/mms, ou outros, o distribuidor deve iniciar o relacionamento e a oferta. O usuário recebe por vias digitais e tem a opção de visualizar o conteúdo ou não.


O cliente, tem acesso quase instantâneo a qualquer tipo de informação, desejará estabelecer trocas e relacionamentos, no momento que lhe convier e quando desejar, por meio da Internet que revoluciona o comércio e os hábitos de compra.

A utilização da Internet como meio para atingir consumidores tem aumentado consideravelmente e este processo deve ser cuidadosamente avaliado para atingir objectivos concretos sem que, no entanto desaponte seu consumidor.

Uma campanha de marketing digital bem planeada requer o emprego de alguns passos pré-definidos que definem seu sucesso ou fracasso. Para obter uma campanha satisfatória, é necessário definir muito bem os objectivos e estratégias, que serão adoptadas ao longo do processo, quais serão os meios de avaliação da campanha e por fim obter resultados concretos e detalhados sobre a campanha de marketing digital.


Segundo Roberta Gonçalves “nos últimos anos, os efeitos da globalização na política, economia, tecnologia e comunicação segmentaram o mercado, deixando-o mais direccionado. Com isso, o consumidor passou a ser individualizado. Eventos, promoções e necessidades começaram a ser identificados pelas ferramentas de telemarketing, call centers e atendimentos on-line, através da Internet. Esta última impulsionou a evolução das ferramentas do marketing para atender clientes com características e necessidades específicas de forma rápida, cómoda e prática”.



Para Roberta Gonçalves a principal ferramenta de Marketing Digital de uma empresa é o seu próprio Site, assim é necessário que o site consiga satisfazer as necessidades dos clientes para isso é necessário: Deixar o site com um layout que facilite a navegação, Manter o site com informações actualizadas; Evitar erros de ortografia; criar um sistema de atendimento on-line para facilitar a comunicação, criar um sistema de “fale connosco” para substituir o chat on-line, fora do horário de atendimento, porém é importante que responda aos e-mail no prazo máximo de 24h; ilustrar e especificar todos os produtos e serviços; Possuir um sistema de segurança conhecido para dar confiança ao cliente na hora de adquirir algum produto; Possuir um programa de fidelização para captar e-mail dos cibernautas a fim de informar, através da newsletters, sobre a empresa, produtos e promoções. Realizar um marketing de relacionamento digital.

O marketing digital deve seleccionar as acções que melhor atendam às necessidades dos usuários, utilizando as tecnologias como ferramentas básicas para melhorar a prestação de serviços, e ainda, o profissional da informação deve ter em mente o seu papel de disseminador da informação, e utilizá-lo de forma coerente, adequando-se às mudanças e implementando modelos eficazes centrados no planeamento de produtos e serviços voltados aos usuários.

As Vantagens:
O marketing digital é mais económico e directo (one-to-one), fortalecendo também, o relacionamento com o consumidor, possibilitando uma maior capacidade de segmentação e comunicação personalizada.


Os baixos custos de campanha, tanto na produção como e principalmente na actualização de anúncios e estratégias.


Outro factor que oferece grande vantagem a este meio de comunicação é a agilidade e dinamismo das campanhas reduzindo consideravelmente o tempo gasto para veiculação das informações.
Os resultados podem ser medidos em tempo real através de sistemas de estatísticas de acesso ou clicks;


Um factor importante é que a Internet oferece a oportunidade de se aproximar e identificar seu consumidor e em posse destas informações direccionar sua campanha para um público seleccionado, utilizando os media para oferecer os seus produtos e serviços de acordo com o perfil de cada usuário.

Interactividade com público-alvo pode ser parte integrante da acção e pode interagir com ela, e por fim o alcance é muito maior que uma campanha normal eliminando barreiras geográficas, atingindo o público-alvo em qualquer lugar que ele estiver.

As Desvantagens:

Comparada a outros meios de comunicação em massa, a Internet perde em audiência se comparada a veículos como a televisão ou rádio, mas em contrapartida é o único meio que proporciona interactividade ao consumidor, obtendo resposta imediata e principalmente avaliando a capacidade de seus negócios diante de seu cliente.

Dependendo do meio utilizado, pode ser bastante dispendioso, os meios utilizados de marketing digital varia entre websites institucionais, hotsites promocionais, media on-line e e-mail marketing, a utilização de banners que representam mais da metade de toda a verba gasta na Internet.

Como exemplo de Marketing Digital podemos falar da sua utilização nas bibliotecas, como forma de dinamizar as actividades entre produtos e serviços da biblioteca e os utilizadores da biblioteca.
Neste sentido, o marketing digital voltado às bibliotecas, é uma forma de universalizar a informação, promovendo a gestão do conhecimento, que cria, organiza, compartilha e dissemina informações com o propósito de reforçar a importância da informação na Sociedade da Informação.

Fomentando a interacção entre a biblioteca e o ambiente, através do planeamento de actividades que correspondam às necessidades dos usuários.

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