sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Branded Entertainment

Para Bernardo Bairrão, o Branded Entertainment, é uma forma de interagir com o cliente, uma nova forma de comunicar com o consumidor final fugindo ao conceito tradicional de publicidade que estava a ser cansativo e monótono uma das formas de o fazer era introduzir as próprias marcas dentro dos conteúdos( Sumol / Morangos com Açúcar).



Segundo Bernardo Bairrão (NBP), as vantagens do Branded Entertainment foram percepcionadas pela media, devido as limitações legais, a forma como a publicidade estava a ser encarada pelos consumidores, dos problemas de saturação publicitária, e a dificuldade de prender a atenção do consumidor com a publicidade normal.

Na opinião de Sérgio Inácio, o Brand entertainment é uma das ferramentas preferenciais para capitalizar o relacionamento (Marca /Consumidor), "As marcas começam a perceber que precisam de ser mais do que produtos ou serviços, precisam de gerar conteúdos e experiências que aproximem e fidelizem os consumidores através das suas paixões e áreas de interesse".

O Brand Entertainment tornou-se numa poderosa solução, não só de diferenciação, mas também de construção de marca. Ruben de Almeida Domingues não tem dúvidas quanto ao futuro da ferramenta. "Os crescimentos serão muito grandes, porque as bases são pequenas mas não só. Actualmente, raro é o dia onde não surge um pedido de uma marca para soluções de Branded Entertainment".

O objectivo principal é dar às marcas a oportunidade de promoverem a sua identidade, os seus produtos e ou serviços, junto do seu público-alvo de um modo direccionado e impactante.

Combinando o conteúdo dos formatos com os objectivos das marcas, o Branded Entertainment cria e estimula laços entre as empresas e os consumidores, activando a comunicação através do entretenimento.

Podemos definir o Branded Entertainment, como uma ferramenta de comunicação publicitária, que conjuga o entretenimento com uma marca num determinado formato, quer seja para TV, rádio, Podcast, Internet, Eventos ou Espectáculos. A estratégia mais comum de Branded Entertainment é o (product placement), onde um determinado produto ou serviço surge de tal modo integrada no formato, que a própria marca passa a ser conteúdo.



Cada vez mais as empresas procuram uma fórmula para serem lembradas pelos consumidores através da experiência com a marca. Maria João Lima, apela aos vários sentidos e uma maior carga emocional ajudam a que estas acções permaneçam por mais tempo na mente do consumidor, aumentando desta forma a relevância da marca
“Com breaks publicitários cada vez menos eficazes e com a segmentação de audiências pelos vários canais, anunciantes e agências precisaram de arranjar novas formas, de preferência mais próximas, de chegar ao consumidor”.

A tendência tem sido a aproximação das marcas aos seus consumidores, e como tal, mais do que aceitar, existe a necessidade de desenvolver estratégias e plataformas de comunicação que sejam relevantes, envolventes e rentáveis, fidelizando actuais consumidores, angariando novos, e garantindo assim a sua sustentabilidade no mercado.

Miguel Soares diz que hoje existe uma tendência de investimento crescente muito clara em acções de Brand Entertainment, quer em marcas globais, quer em marcas nacionais com menor capacidade de investimento.



Vantagens e Desvantagens do Brand Entertainment :

O Brand Entertainment consegue chegar onde a publicidade tradicional já não chega. O consumidor tem total controlo da sua experiência com os media. Só vê aquilo que quer. E o que quer é entretenimento e informação.

Para Rui Ribeiro o Brand Entertainmenet , "Tem como objectivo dar resposta aos desafios inerentes ao novo paradigma de comunicação, em que o consumidor é cada vez mais participante na história das marcas, e é estruturada em plataformas bidireccionais - O Brand Entertainment, permite às marcas manter níveis de consideração elevados construindo relações com os consumidores, muito para lá dos benefícios ou dos estados emocionais que possam ser criados pelas disciplinas tradicionais,

Para Miguel Soares (B6), é da opinião que a vantagem principal é a integração em conteúdos de entretenimento, que permite "atingir a audiência através da sedução e participar naquilo que chamamos a sua quota do coração, ao invés de pensarmos na audiência como quota de mercado";

Trata-se de um contacto com o consumidor, com um forte apelo aos vários sentidos e como tal com uma carga emocional mais intensa, que permanece por mais tempo na mente do consumidor, aumentando desta forma a relevância da marca, a sua diferenciação e sustentabilidade;

Permite Capitalizar o relacionamento marca - consumidor , as marcas deixam de ser simples produtos ou serviços;



O Brand Entertainment traz não só uma diferenciação acrescida e exigível a toda uma estratégia integrada de comunicação, mas também reforça um elo mais pessoal e emocional com a marca;

Sucesso de marcas com pouca capacidade financeira, que provam que nesta área não é o volume de investimento que determina o sucesso das acções.


É fundamental para o desenvolvimento dos media perceberem isso rapidamente e também é importante para as marcas perceberem que tem nos media um parceiro para poderem desenvolver as suas próprias marcas, mesmo que seja dentro de outras marcas como no caso dos Morangos com Açúcar.

Entre os exemplos referidos por Rui Ribeiro estão a alteração de guiões de telenovelas e a manipulação de conteúdos, como no projecto Sumol Morangos com Açúcar.


As marcas quando se associam a um programa de televisão estão a fazê-lo para a plataforma de Internet, para os conteúdos móveis, para o licenciamento, para toda a parte. Muitas vezes, o próprio conteúdo já está pensado para vir a ser produzido num local que de alguma forma está associado a uma marca, como a “Novela Flor do Mar” na Madeira e a novela “Ilha dos Amores” nos Açores.
Um outro exemplo é o caso da Nike, Joga Bonito."Este tipo de entretenimento tem vindo a alterar o padrão de consumo dos media e entretenimento nas gerações mais jovens, potenciando as plataformas digitais.



Sem comentários: