sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Marketing Viral - Marketing Digital

Para Santos (2007), o marketing viral é uma forma de obter retorno financeiro directo e, o que é melhor, quase de graça, pois este vírus é uma técnica que tenta explorar redes sociais preexistentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento da marca como se fosse uma epidemia.

Sérgio Azougado, o Marketing Viral são campanhas que as empresas realizam, normalmente na Internet, e que são apreciadas pelo publico, espalhando se como um vírus.
Segundo Sérgio Azougado o conceito de Marketing Viral é mais antigo que a Internet, onde antes era denominado de marketing boca a orelha

Ou seja se um cliente ficar satisfeito ele vai transmitir a outras pessoas, atraindo novos negócios. Por outro lado, se o cliente é mal tratado ele não só deixa de lhe comprar como vai falar mal da empresa e os seus negócios vão diminuir.

O Marketing Viral segundo Dawkins será toda acção de Buzz Marketing direccionada para comerciais que possuem alta capacidade de replicação, contaminação por parte do público-alvo, ou seja, o Target que deixa de ser apenas um receptor e passa a ser agente actuante na transmissão da mensagem, quer seja pela Internet, cartas, televisão ou qualquer outro meio que possibilite e remissão da mensagem.

De forma simplificada, Marketing Viral é qualquer estratégia que encoraja indivíduos a passar adiante a sua mensagem de marketing (o seu argumento de venda), criando uma oportunidade de crescimento exponencial da exposição e influência desta mensagem.

Acções de Marketing Viral devem fazer uso de ferramentas de divulgação on-line pela rapidez com que a mensagem é divulgada, mas não podemos restringir o Marketing Viral apenas como uso da Internet.


Santos (2007) foi bastante feliz em não restringir o marketing viral apenas à internet, mas há um ponto que devemos discordar virais não servem apenas para se obter retorno financeiro, campanhas virais possuem extrema capacidade na difusão de ideologias, e é bastante eficaz em apelos institucionais.

O Marketing Viral não pode ser conceituado apenas pela capacidade rápida de difusão da mensagem, é preciso partir do princípio que o Viral contamina, contagia as pessoas e por consequência deste contágio, as pessoas passam a “espirrar” ideias em outras pessoas e que essas repassam para outras e assim sucessivamente, formando uma cadeia epidémica.

Para explicar melhor como funciona a contaminação, podemos usar a definição de “meme” traçada por Dawkins (1976): “meme" é considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada e outros locais de armazenamento ou cérebros”.


Godin (2001), enumerou algumas premissas que devem ser consideradas numa campanha de Marketing Viral, como por exemplo: As pessoas precisam compreender a mensagem; Precisam sentir vontade de espalhá-la; Devem acreditar que espalhar a ideia vai aumentar seu poder (reputação, receita, amizades); O esforço necessário para enviar a mensagem deve ser menor que os seus benefícios.

Por outro lado Nalts (2006), enumera os sete pecados capitais que não podem ser cometidos numa campanha de Marketing Viral em vídeo: “ criar uma vaca preta e branca; Gastar uma fortuna na produção; Apenas comunicar ao invés de engajar; fazer concursos de vídeos só porque todos estão fazendo; Estabelecer metas irreais de conversão; Decidir só anunciar usando vídeos virais; Fingir que não está a fazer publicidade”


Uma das técnicas de Marketing Viral usadas para atrair mais visitas e, principalmente, promover o retorno de mais visitantes, são .Assinaturas de e-mail são três ou quatro linhas que coloca em todas as mensagens de e-mail. Assim todas as mensagens que envia levam o seu nome e endereço para os leitores; os Webcards, são cartões postais digitais que recebemos normalmente em alturas do natal e aniversários; e as Mensagens instantâneas sendo um dos maiores sucessos da Internet o Messenger, um programa que permite saber quando algum conhecido está ligado à Internet e enviar mensagens para ele que as recebe no mesmo momento e responde.

As Vantagens

- Baixo investimento e
-Altíssima repercussão em vários tipos de canais de comunicação


Exemplos de Marketing Viral é o caso da publicidade da “Diesel” que consiste em duas raparigas que raptam um rapaz (vendedor da Diesel) e o prendem num quarto com 3 camaras que transmitiam todas as acções das sequestradoras que faziam algumas exigências para soltar o rapaz, como por exemplo, tornarem-se as novas modelos da Diesel e a mudança do nome Diesel para Heides.

A Diesel ganhou notória repercussão no you tube, onde as pessoas podiam acompanhar cada minuto da saga enfrentada pelo “pobre” vendedor.

Um outro exemplo são como já referido anteriormente os Postais Digitais,como se pode observar no seguinte video.

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