sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Branding Experience

Para Leonel Martins o Branding Experience, “é um novo modelo de criação e divulgação de marcas, principalmente nos veículos de comunicação digital, acompanhando o crescimento e desenvolvimento das tecnologias de comunicação de massa existentes, nesta era do mundo globalizado e digitalizado”.

O Branding Experience propaga-se muito rapidamente porque chega acompanhando as novas e as futuras gerações que estão em contactos permanentes com os meios de comunicação virtuais e interactivos, tomando lugar dos meios impressos, como por exemplo Telemóveis, Blogs, Orkut, Messenger, PDAs, Skype, etc.

Assim sendo podemos definir o Brand Experience como a forma através da qual a empresa procura passar paixão e emoção através da marca, interagindo com os clientes utilizando mensagens consistentes em todos os pontos de contacto, como TV, outdoors, web site, e-mails e nos pontos de venda.

São acções realizadas com os consumidores e as marca que levam o consumidor a interagir com a marca levando a uma maior cumplicidade. O Branding é uma actividade interdisciplinar que não deve e nem pode ficar nas mãos de uma só pessoa. Não existe construção de marcas sem o envolvimento da alta gestão da empresa e o compromisso de que todas as pessoas cumprirão o que foi estabelecido na fase da estratégia, em cada um dos pontos de contacto que a marca terá com as pessoas.

Para Mike Fasulo( Sony), as marcas mais bem sucedidas do século 21 são as que conseguem trabalhar com um modelo de negócios focalizado no consumidor final. Um exemplo disso foi a abertura de lojas Sony, com o objectivo não de aumentar as vendas mas de aumentar a interacção com os clientes.

Para alcançar a consistência da marca, segundo Sylvia Reynolds(Fargo) ,as empresas necessitam de administrar o relacionamento com os clientes, e com os funcionários, entendendo as necessidades de ambos.

Vantagens : Baixo investimento
Rápida propagação

Desvantagens: Fraca segmentação do mercado alvo

A Internet, como se sabe, é um excelente meio de suporte para as acções de comunicação das marcas que visam a criação de experiência de marcas, relacionadas em campanhas sociais que combatem determinados produtos causadores de problemas para a saúde.Em vídeo um exemplo de uma campanha contra o Tabagismo.


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