terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Endomarketing !!!


O Que é Endomarketing?

“Endo” provém do grego e quer dizer “acção interior ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro.

Segundo Saul Faingaus Bekin(1995),define Endomarketing como, “acções de marketing dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não-lucrativas e governamentais e das do terceiro sector, observando condutas de responsabilidade comunitária e ambiental”.

O conceito de marketing interno ou Endomarketing envolve temas como, motivação dos funcionários, comunicação,valores e satisfação do consumidor. Para Brum (1998),os propósitos do Endomarketing são dois reduzir as conversas de corredor, pela Transparência informação directa, e imbuir os funcionários das metas da organização.

O Endomarketing pode ser definido como um conjunto de acções utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É nas acções mais simples que o público interno encontra aquilo que procura, a informação, o reconhecimento e o estímulo necessário para um bom trabalho.

O Endomarketing tem como principal objectivo fortalecer as relações internas da empresa com a função de integrar a noção de cliente e fornecedor interno, fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negócio da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais actua. O que propicia melhorias tanto na qualidade dos produtos como na produtividade pessoal e na qualidade de vida no trabalho.

Segundo Bekin (2004), o Endomarketing deve desenvolver nos funcionários uma consciência de que todas as suas acções devem voltar-se para a satisfação das necessidades dos clientes.

As Vantagens do Endomarketing e criar um espírito de equipa em que todos trabalham no mesmo sentido, quando os funcionários conhecem quais os objectivos e são convidados a compartilhar as suas ideias sentem se mais integrados, e a produtividade aumenta.

Quando o marketing interno é bem feito, o marketing externo será muito mais abrangente.Se cada empregado for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados por ela também serão bem aceites pelos seus clientes.

As Desvantagens deste tipo de comunicação são que tem que haver um departamento que coordene este tipo de informação, para não se correr o risco de criar o sentimento de impotência para com as mudanças na empresa.

Um dos meios usados para comunicar a nível interno pode ser a “Intranet”, através da qual a empresa comunica com os seus colaboradores e vice-versa. Sendo um exemplo de Endomarketing as acções de formação realizadas dentro das empresas

Existem empresas como a Michelin que premeia os colaboradores pelas ideias de progresso, sempre que se consiga aumentar a produtividade, diminuir custos, ou melhorar os índices de segurança.

Exemplo de como motivar os funcionários de uma empresa;

Sem comentários: