terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Punk Marketing

Segundo Richard Laermer e Mark Simmons (2006), autores do livro Punk Marketing, “Punk Marketing é uma atitude de rebelião contra o tradicional. Uma nova forma de marketing que rejeita o Status Quo e reconhece o deslocamento do poder das corporações para os consumidores”.

Os autores defendem que existe uma revolução em marcha onde o poder passou definitivamente para o lado dos consumidores. “Punk marketing” é, segundo os autores, um grito de revolta que anuncia uma maneira diferente de se fazer as coisas.

Os autores apresentam neste livro um manifesto para o marketing baseado em 15 itens, que são:

1º: se não arriscar morre
2º: desafie as regras da indústria
3º: não tente agradar a todos
4º: não ceda aos clientes
5º: não seja controlador
6º: nunca perca a honestidade
7º. crie inimigos
8º: deixe que os consumidores descubram a qualidade da sua marca
9º: pense à frente dos rivais
10º: não se deixe iludir pela tecnologia
11º: mantenha-se fiel às suas vantagens competitivas
12º: comunique com simplicidade
13º: aposte na qualidade, em detrimento da quantidade
14º: use novas ferramentas de marketing
15º: interrogue-se constantemente

Eles falam da necessidade de uma revolução na mentalidade e na atitude das agências e companhias para acompanhar a evolução dos novos medias e do comportamento dos consumidores.


Tal como o movimento Punk no final dos anos 70, que rejeitava toda a cultura, musical da música Pop, é necessário romper com os padrões vigentes, os meios de comunicação tem de acompanhar os comportamentos dos consumidores. O seu objectivo é adaptar a comunicação a lógica do consumidor, que cada vez com maior influência.

Podemos definir “Punk marketing” como sendo uma forma ousada de se fazer as coisas, uma maneira de quebrar paradigmas, uma maneira de rejeitar verdades estabelecidas, é perceber que o consumidor tem mais poder que nunca e que não nos procura, mais que um estilo de cabelo uma forma de agir, onde o consumidor é que manda.





As Vantagens do Punk Marketing, será o investimento inicial, sem a necessidade de grandes campanhas publicitárias em TV ou Rádio, e a originalidade da comunicação, o objectivo é atrair a atenção do consumidor.


As Desvantagens são que este tipo de comunicação vai conquistar uma fatia de mercado mas vai hostilizar outra parte que não partilha dos mesmos ideais, podendo muitas vezes levar o consumidor a não adquirir o produto pela forma como é publicitado.


Como não é possível garantir a seguranças destes sectores, as empresas tradicionais evitam investir nestes modelos de marketing, mas o tradicional mercado publicitário começa a perder força, justamente porque as pessoas estão a trocar a TV e o rádio por outras media.


Exemplo de uma acção de Punk Marketing na América para a divulgação do Filme “ The Dark Night,” com o Batman.


Para a divulgação do filme, foi criado um jogo real, e foram espalhados diversos cartazes pelas cidades norte-americanas, com uma nota que pedia para o jogador comparecer em algum desses locais e dizer que era “Robin Banks”, para receber uma recompensa.

Todas as indicações levavam os indivíduos para pastelarias, que foram contratadas para entregar um bolo a quem dizia que se chamava “Robin Banks”.
Dentro do bolo, o jogador encontrava uma nota da polícia de Gotham City, que para além de um telemóvel tinha um carregador e uma nota com instruções. Ao ligar para o número indicado no bolo, seria atendido por uma mulher de uma Rent-a-Car agradecendo pela ligação.


1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

OK. está no caminho certo.